8.4.08

free tibet

Está na altura da Europa e seus responsáveis mostrarem que eleger 2008 ano europeu do diálogo intercultural não é só porque sim, é porque a causa tem muita força.

Fotografia: infobrasil.org

2 comentários:

silvestre disse...

Free China! O povo na China também é reprimido pelo regime central e ninguém pensa neles. O Tibete tem muito que se lhe diga. Acabem com a repressão no Tibete, mas o Tibete sempre foi parte da China até o Imperador cair perante os ingleses. A sua independência foi muito curta.

alexandra a. disse...

O povo tibetano descende de povos nómadas que se fixaram na região do Tibete antes de Cristo vir ao mundo.

As relações Tibete/China tem muito que se lhe diga. De facto a história do Tibete tem sido marcada por lutas e conflitos. E com a China começam no séc. VII, quando o Tibete, com capital em Lassa, era um reinado independente e identidade própria. Depois dos mongois conquistarem o Tibete no séc. XIII, só muito mais tarde com a queda do império mongol, a China impõe-se sobre o Tibete e reclama a sua soberania. Isto no séc.XVIII. Portanto não é verdade que o Tibete sempre tenha pertencido à China.

A bem da verdade os ingleses na história revelaram-se um interlocutor inutil, quando em Shimla (1913) se procurou uma solução na qual a China ficaria com uma parte do Tibete, e esta não aceitou, porque queria tudo. E teimosamente continuou a reprimir a identidade cultural e religiosa tibetana – veja-se a revolução cultural e o comunismo que procurando aniquilar qualquer expressão religiosa destruiu estatuas e mosteiros budistas.
Hoje qualquer manifestação pro- tibete é resolvida à paulada.
E porquê? Que interesses tem a China sobre o Tibete?

Hoje a China é uma potência económica em expansão e a realidade do povo chinês é não é menos feliz. Mas isso é outra história...