Algumas palavras a propósito do concerto da Brandi Carlile, a 18 na Aula Magna.
Devo confessar que foi uma bocado desilusão. quando menos esperámos, puf! acabou!
Foi curto (1h) e mais desiludiu pela forma como falou ao público 'you're amazing, incredible, best...'( aliás muito americana, do género loira).
Esperava uma Brandi Carlile mais agarrada ao público, confesso que me senti abandonada e não devo ter sido a única. Uma voz linda, cheia de emoção mas que não se completa.
Salvou o concerto alguns temas de arrepio como 'creep' dos Radiohead (para mim o ponto alto) e 'the story', esse tema lindo.
Foi pobre.
24.11.08
puf
Publicada por alexandra a. 1 comentários
23.11.08
Maniac
do emblemático filme 'Flashdance'(1983)
por Michael Sembello
Publicada por alexandra a. 0 comentários
9.11.08
'A turma'
Ou 'Entre les murs' de Laurent Cantet é uma sala de aula com a sociedade de hoje toda lá dentro [se não está lá devia estar, com todas as suas diferenças, contextos, origens]. uma sociedade globalizada e multicultural.
Aquela turma não é uma turma especial. é uma turma com adolescentes que respondem, reagem, criticam, que se rebelam, que se portam mal, que põem os nervos em frangalhos a qualquer professor - mais, são agressivos, indisciplinados.
Este professor é, no entanto, especial, bem como esta escola que numa postura séria e interessada não opta por soluções fáceis. é reflexiva. A perspectiva da escola e dos desafios dos professores está bem patente neste filme-documentário. E claramente é visivel a dificuldade de optar pela educação de facto dos alunos, por oposição à resposta fácil da exclusão.
Ali a opção, dificil, do professor foi sempre a valorização em detrimento da exclusão, apesar de algumas situações em aula terem tomado proporções descontraladas, desesperantes.
Publicada por alexandra a. 3 comentários
5.11.08
red burqa
' Por vezes o mundo ocidental manifesta-se chocado pelas burqas com que o Islão obriga as mulheres a cobrirem-se. No entanto, algumas mulheres do Irão usam essas máscaras como objecto de beleza e as suas cores contrastam com os hijabs e chadors negros.
Diz a lenda que as mulheres começaram a usar essas máscaras para se parecerem com os pássaros e se confundirem com a paisagem, escapando dessa forma aos invasores.
Mas a verdade é que, no séc. XII, Marco Polo as viu e ficou tão impressionado pela sua beleza que as levou consigo e são elas que estão na origem das actuais e famosas máscaras do carnaval de Veneza.'
Roxana Pope realizou uma curta-metragem sobre as burqas vermelhas e as mulheres do sul do Irão. Este documentário foi apresentado no âmbito do Programa 'Distância e Proximidade' promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
photo: roxanapope.com
Publicada por alexandra a. 2 comentários