5.11.08

red burqa












' Por vezes o mundo ocidental manifesta-se chocado pelas burqas com que o Islão obriga as mulheres a cobrirem-se. No entanto, algumas mulheres do Irão usam essas máscaras como objecto de beleza e as suas cores contrastam com os hijabs e chadors negros.

Diz a lenda que as mulheres começaram a usar essas máscaras para se parecerem com os pássaros e se confundirem com a paisagem, escapando dessa forma aos invasores.

Mas a verdade é que, no séc. XII, Marco Polo as viu e ficou tão impressionado pela sua beleza que as levou consigo e são elas que estão na origem das actuais e famosas máscaras do carnaval de Veneza.'

Roxana Pope realizou uma curta-metragem sobre as burqas vermelhas e as mulheres do sul do Irão. Este documentário foi apresentado no âmbito do Programa 'Distância e Proximidade' promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

photo: roxanapope.com

2 comentários:

Rui Clemente disse...

Pena ter perdido este documentário. Talvez um dia a 2 o exiba... De repnte lembrei-me de quando escrevia cartas à mão, dirigidas à RTP, a pedir que passassem os meu videoclips favoritos... lol

alexandra a. disse...

Pois é, lx está assim, cheia de coisas para ver, cheia de coisas a acontecer...O que é óptimo, faz-me gostar mais dela ;)

No caso do filme, não custava nada era só saber e ir. Este e + 19 curtas estiveram na gulbenkian depois de uma conferência que tratava as questões da interculturalidade. Um tema para mim sempre interessante.

Voltando ao filme elegi este porque é desmistificador, tem na sua base a grande clivagem ocidente/oriente que está muito enraizada nas interações sociais. Sem contexto um ocidental diria qq coisa do género: 'coitadas destas mulheres subjugadas pelos homens a tapar a cara, bla bla...'.

Vais a ver não é nada disso.

As relações interculturais, ou as relações sociais actuais têm como maior inimigo a ignorância disfarçada em ideias preconcebidas, q não se discutem assumem-se e pronto.e isso é mau.

Com um contacto pra gulbenkian ou mesmo vasculhar o blog da realizadora poderás saber mais qq coisa.try it!

namasté men-ho