9.11.08

'A turma'

Ou 'Entre les murs' de Laurent Cantet é uma sala de aula com a sociedade de hoje toda lá dentro [se não está lá devia estar, com todas as suas diferenças, contextos, origens]. uma sociedade globalizada e multicultural.

É o quotidiano de um professor em aula com os seus alunos, na escola. um professor que fala em causa própria - a personagem é de facto o professor [François Bégaudeau] que escreveu o livro que inspirou o filme. as personagens alunos são mesmo alunos, reais.

Aquela turma não é uma turma especial. é uma turma com adolescentes que respondem, reagem, criticam, que se rebelam, que se portam mal, que põem os nervos em frangalhos a qualquer professor - mais, são agressivos, indisciplinados.

Este professor é, no entanto, especial, bem como esta escola que numa postura séria e interessada não opta por soluções fáceis. é reflexiva. A perspectiva da escola e dos desafios dos professores está bem patente neste filme-documentário. E claramente é visivel a dificuldade de optar pela educação de facto dos alunos, por oposição à resposta fácil da exclusão.

Um aluno é sua história, a sua familia, a sua origem, as suas relações bem como as suas oportunidades de partida para o sucesso na escola e na sociedade. Diferentes uns dos outros.

Ali a opção, dificil, do professor foi sempre a valorização em detrimento da exclusão, apesar de algumas situações em aula terem tomado proporções descontraladas, desesperantes.

Não é facil educar, nem esta pode ser tarefa de um só agente - o professor. Mas o papel deste é demasiado fundamental. A dificuldade é evidente, mas sob pena de perpetuar-se ciclos de exclusão, há que encontrar estratégias bem enquadradas na acção da Escola. Estratégias para o sucesso, repito, na escola e na sociedade.

A começar pela escolha de ser professor, esta não pode, não deve senão ser por vocação.

A começar pela formação inicial dos professores cujas abordagens pedagógicas deverão ter sempre debaixo d'olho as sociedades de hoje e problematizar/actualizar/discutir soluções que os prepare para ensinar para esta sociedade exigente e em mudança.

Uma coisa é certa, não são os alunos que não aprendem ou não querem aprender. Para aprender, regras ou quaisquer matérias, o enquadramento para a aprendizagem deve estar assegurado, admintindo e nunca esquecendo que os alunos numa turma não têm as mesmas oportunidades de partida para o sucesso.

Excelente motivo para ir ao cinema e entrar numa sala de aula e ver como é.

Ainda nas salas Castello Lopes - Londres, Lusomundo - Amoreiras, UCI Cinemas - El Corte Inglés.

3 comentários:

a gaija trendy disse...

Não consegui ver este documentário no Doc Lx, tinha enorme curiosidade e com a tua descrição ainda fiquei com mais, a ver se consigo ir ao cinema por estes dias.

quid disse...

boa descrição sobre o filme.
Bom levantamento de várias temáticas inerentes ao sistema educativo em geral.
Quanto as estratégias, concordo quando servidas de boas metodologias com forte conteúdo, não deixando assim as competências ditas essenciais , no vazio.
Parabéns pela sinopse "alargada" e reflexiva

alexandra a. disse...

às vezes escrever, falar, gritar torna-se um imperativo. amei este filme.tem muito daquilo que penso.acho ainda que todos os professores e todas as pessoas q se preocupam com o mal estar social, em particular, na escola, deviam ver.

obrigada aos dois

GT, não deve ser dificil recuperar o filme, tenta, vale a pena.