25.8.08

tarikavalli dança bharata-natyam


De dedos pintados de vermelho garrido, olhar delineado e guisos nos pés, Tarikavalli, bailarina de ascendência portuguesa e nascida em França, deu corpo a 'Trimurti' * um espectáculo de dança - bharata-natyam, dança clássica hindu, que [de acordo com a oradora] é a mais antiga dos oito estilos de dança tradicional indiana e é originária do sul da Índia.

Uma boneca articulada de movimentos precisos e expressivos, acompanhada por canto, percussão e um violino. Beleza, equilibrio, consciência, devoção particularmente visiveis nos mudrás [gestos reflexologicos feitos com mãos].

Uma dança bonita, carregada de simbolismo, dificilmente inteligivel para um ocidental.

Foi ontem, na praça do Museu do CCB.

* Trimurti - é 'Bahaman' o Absoluto, divindidade suprema hindu que se manifesta em três formas divinas acessiveis ao conhecimento humano - Brahmá [criador], Vishnu [perservador] e Shiva [destruidor].

imagem: Tarikavilla in revistadadanca.com

2 comentários:

silvestre disse...

Fogo pá, tinhas de arranjar uma imagem maior que a minha. Agora vem a malta todo ao teu blog para ver... :-(

Nooooooooot!!!!

ps. foi bom não foi?

alexandra a. disse...

Não era a que eu queria...preferia a que está na agenda cultural, mas não encontrei. Silvestre, quando há para escolher escolhe-se a maior, certo?

Eu gostei muito, dela, do incenso, do ambiente criado, dos cânticos ou da emissão de sons ritmados com a percussão. Fez-me lembrar Nitin Sawney em alguns temas que claramente foi buscar referências à música tradicional hindu.

Isto é diversidade cultural e ainda bem!