26.12.08

João Villaret :: Tabacaria


[Álvaro de Campos - 1928]

24.11.08

puf

Algumas palavras a propósito do concerto da Brandi Carlile, a 18 na Aula Magna.
Devo confessar que foi uma bocado desilusão. quando menos esperámos, puf! acabou!
Foi curto (1h) e mais desiludiu pela forma como falou ao público 'you're amazing, incredible, best...'( aliás muito americana, do género loira).
Esperava uma Brandi Carlile mais agarrada ao público, confesso que me senti abandonada e não devo ter sido a única. Uma voz linda, cheia de emoção mas que não se completa.
Salvou o concerto alguns temas de arrepio como 'creep' dos Radiohead (para mim o ponto alto) e 'the story', esse tema lindo.
Foi pobre.

23.11.08

Maniac

do emblemático filme 'Flashdance'(1983)
por Michael Sembello

9.11.08

'A turma'

Ou 'Entre les murs' de Laurent Cantet é uma sala de aula com a sociedade de hoje toda lá dentro [se não está lá devia estar, com todas as suas diferenças, contextos, origens]. uma sociedade globalizada e multicultural.

É o quotidiano de um professor em aula com os seus alunos, na escola. um professor que fala em causa própria - a personagem é de facto o professor [François Bégaudeau] que escreveu o livro que inspirou o filme. as personagens alunos são mesmo alunos, reais.

Aquela turma não é uma turma especial. é uma turma com adolescentes que respondem, reagem, criticam, que se rebelam, que se portam mal, que põem os nervos em frangalhos a qualquer professor - mais, são agressivos, indisciplinados.

Este professor é, no entanto, especial, bem como esta escola que numa postura séria e interessada não opta por soluções fáceis. é reflexiva. A perspectiva da escola e dos desafios dos professores está bem patente neste filme-documentário. E claramente é visivel a dificuldade de optar pela educação de facto dos alunos, por oposição à resposta fácil da exclusão.

Um aluno é sua história, a sua familia, a sua origem, as suas relações bem como as suas oportunidades de partida para o sucesso na escola e na sociedade. Diferentes uns dos outros.

Ali a opção, dificil, do professor foi sempre a valorização em detrimento da exclusão, apesar de algumas situações em aula terem tomado proporções descontraladas, desesperantes.

Não é facil educar, nem esta pode ser tarefa de um só agente - o professor. Mas o papel deste é demasiado fundamental. A dificuldade é evidente, mas sob pena de perpetuar-se ciclos de exclusão, há que encontrar estratégias bem enquadradas na acção da Escola. Estratégias para o sucesso, repito, na escola e na sociedade.

A começar pela escolha de ser professor, esta não pode, não deve senão ser por vocação.

A começar pela formação inicial dos professores cujas abordagens pedagógicas deverão ter sempre debaixo d'olho as sociedades de hoje e problematizar/actualizar/discutir soluções que os prepare para ensinar para esta sociedade exigente e em mudança.

Uma coisa é certa, não são os alunos que não aprendem ou não querem aprender. Para aprender, regras ou quaisquer matérias, o enquadramento para a aprendizagem deve estar assegurado, admintindo e nunca esquecendo que os alunos numa turma não têm as mesmas oportunidades de partida para o sucesso.

Excelente motivo para ir ao cinema e entrar numa sala de aula e ver como é.

Ainda nas salas Castello Lopes - Londres, Lusomundo - Amoreiras, UCI Cinemas - El Corte Inglés.

5.11.08

mudaste?

Mudei.

red burqa












' Por vezes o mundo ocidental manifesta-se chocado pelas burqas com que o Islão obriga as mulheres a cobrirem-se. No entanto, algumas mulheres do Irão usam essas máscaras como objecto de beleza e as suas cores contrastam com os hijabs e chadors negros.

Diz a lenda que as mulheres começaram a usar essas máscaras para se parecerem com os pássaros e se confundirem com a paisagem, escapando dessa forma aos invasores.

Mas a verdade é que, no séc. XII, Marco Polo as viu e ficou tão impressionado pela sua beleza que as levou consigo e são elas que estão na origem das actuais e famosas máscaras do carnaval de Veneza.'

Roxana Pope realizou uma curta-metragem sobre as burqas vermelhas e as mulheres do sul do Irão. Este documentário foi apresentado no âmbito do Programa 'Distância e Proximidade' promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

photo: roxanapope.com

30.10.08

espreita, espreita!

QUID making off.
Em breve o video.

bd

porque a imaginação não tem limites e não ter limites é bom, acho q vale a pena ainda visitar ,enquanto é tempo, a 19ªedição do Festival de banda de desenhada da Amadora. Acaba a 9 de novembro. Destaco a ilustração infantil, o espaço para o cartoonista Abel Manta (1888-1982) e as curtas de filmes de animação. ver +

15.10.08

quid - work in progress

14.10.08

11.10.08

Cat Power - The Greatest on Jools Holland

este tema que amo

10.10.08

reflexo



- então o que é que vai ser hoje?
- o jantar foi um desastre
- não sou geométrica, sou floral, anatómica

5.10.08

'in my name' campaign

We can be the generation that ends poverty.

In September 2000, at the United Nations Millennium Summit, world leaders agreed to the Millennium Development Goals, a set of time-bound and measurable goals for combating poverty, hunger, disease, illiteracy, environmental degradation and discrimination against women.

The deadline to achieve the MDGs is September 2015 -- we must act now if we want to achieve these goals by their deadline.

Upload your video now to join the chorus with Will.i.am, John Legend, Scarlett Johansson and others around the world.

Your simple video message will join thousands of others in the call to end poverty in our lifetime.

PARTICIPATING NONPROFIT ORGANIZATIONS: Oxfam, GCAP, Save the Children, Comic Relief, Engender Health, March of Dimes, 1Sky, CARE, Elizabeth Glaser Pediatric Aids Foundation, Global Campaign for Education, Concern, ONE Campaign.

For more information about the MDGs, please visit http://www.un.org/millenniu...
Website: http://www.inmyname.com

28.9.08

brandi carlile - my song

uhuh!vai estar ao vivo na aula magna a 18 de novembro. Lá estaremos!

face


23.9.08

entre as pessoas...



...vejo-te, por aqui, às vezes, e passas.

às vezes, por aqui passas e vejo-te, entre as pessoas.

Cartas a Lucílio II

' a natureza exerce os seus direitos e mesmo às pessoas mais firmes faz sentir [a] sua debilidade'

Seneca

Rua de S.Bento

photo: joshua benoliel, Arquivo Fotográfico da C.M.L.... era assim em 1911

Muitas coisas a acontecer nos próximos dias...Esta é engraçada. curiosa. desconhecia.

Agora me apercebo que em 2001 um grupo de comerciantes da Rua de S.Bento, em Lx [aquela pejada de lojas de antiguidades] criou o projecto 'Noites de S.Bento' que têm vindo a acontecer em Setembro.

A edição de 2008 é já no 25, 26 e 27 deste mês. claro.

Nas noites de S.Bento as lojas fecham à meia-noite, e os transeuntes são convidados a assistir a diversas animações de rua - concertos, performances, dança ou mesmo teatrinhos - este ano a cargo do C.E.M. [Centro em Movimento]. Dizem que há surpresas para os visitantes.

Gosto desta rua e parece-me bem a oportunidade para invadir as imensas lojas de antiguidades. quem sabe se não encontro os meus candeeiros art nouveaux ?! Boa!

Hoje aquele grupo de comerciantes é a Associação dos Comerciantes da Rua de São Bento (ACRSB) que além da organização das Noites de S.Bento propõem-se a realizar uma programação anual para esta rua. ora,vistess!

mercadomundomix


Consta que, desta vez, o Mercado Mundo Mix vai estar no espaço Feira do Artesanato do Estoril (boa!) nos dias, já já a chegar 26, 27 e 28 de Setembro. Lá poderás encontrar moda, design, gastronomia, música, artesanato e coisas outras. pois então, talvez, um programinha para domingo ;)
+ info : mercadomundomix.sapo.pt

17.9.08

'aquele querido mês de agosto'




Filme de Miguel Gomes. um misto de ficção e documentário - festas de verão, bandas populares, aldeias, emigrantes com o agrupamento musical 'Diapasão' à mistura.

Ainda em cartaz, num cinema perto de si.
...para acabar de vez com os preconceitos?!
ps: qualquer relação entre texto e imagens é pura coincidência.

16.9.08

'Le Café'

uma curta, mais uma, apresentada no MONSTRA2008. uma das [minhas]eleitas.muito fixe!

'Moonlight Sonata' [mvt. 1] Beethoven

por Wilhelm Kempff [1895-1991], pianista e compositor alemão.

15.9.08

os meus vinis

gosto do regresso ao vinil. outro dia, no mesmo que conheci o Ateneu comercial de Lisboa, descobri uma loja de música, [na rua das portas de santo antão] que vendia uma série de aparelhagens com pratos para vinis. giras, 'retro', acessíveis.

Na mesma onda a 'deutsch grammophon' está a reeditar em vinil as grandes obras de música clássica. por falar em música clássica...

riso

8.9.08

ansiosa por


curiosa para


7.9.08

Mayra Andrade_Dimokransa

Esta é para Angola com votos de esperança na 'dimokrasiâ'.

6.9.08

Bruno M - Tchubilla

«éué mangolé» 'kuduro é dos pobres' [dj galliano], dos musseques. ao que parece surgiu em 1996 por Tony Amado, inspirado numa bebedeira de Jean Claude Van-Dame(?!)

1.9.08

Astor Piazzolla - Libertango

'tango é um pensamento triste que se dança'
Ontem o Museu Nacional dos Coches ofereceu uma tarde de tango. Esta foi uma das peças tocadas, uma das mais lindas e também das mais conhecidas de Astor Piazzolla.

31.8.08

pipoca


fumódromo

onde está este aprazivel fumódromo?

Marianne Faithfull - Something Better (1968)

Deste nome lembrava-me vagamente, associá-la a qualquer música, impossivel. No king, vi-a em 'Irina Palm'[um filme que não se esquece,surpreendente, comovente em que MF encarna o papel de avó que não olha a meios para salvar o neto, dedicando-se mesmo a actividades menos ortodoxas]. Aqui actua no Rolling Stones Rock and Roll Circus. Evento que reuniu, os RS, John Lennon, the Who entre outros [dica do Alvaro].
Os chapéus são o máximo!

30.8.08

Oktapodi

Esteve no festival de curtas este ano em Lisboa. muito giro. Aqui fica o link http://www.oktapodi.com/index.html

29.8.08

Tabu-nofitstate


Este é um espectaculo de circo, que como o tradicional, acontece dentro de uma tenda. Mas tudo o resto, não tem nada a ver.

Começa em grande algazarra, de uns a falar por cima dos outros, entre eles e para nós, espalhando sorrisos.

«tenho medo de perder o sorriso» «tenho medo de não saber onde estou onde vou» são algumas frases ecoadas, em castelhano ou inglês, a certos momentos do espectáculo.

Acompanha uma banda de música ao vivo, de géneros que lembram Tom Waits, jazz [ grande sax] ou kusturica que vão dando ritmo às danças, pulos eufóricos, no trapézio, argola gigante ou trampolim...[tento ordenar, e não consigo] na verdade é tudo um bocado caótico e hilariante, entre eles falam nada e riem e fogem e trepam os guindastes, as escadas, penduram-se, feitos macaquinhos, com se vivessem permanentemente no ar, a saltar de um lado para o outro.

Uma nota para o guarda-roupa e adereços, vestuário com glamour decadente e libertino, cartolas, cachimbos, sombrinhas, vestidos de tule e tafetá [depois de uma noite boémia] tem tudo a ver.

Os protagonistas são uma vasta companhiado País de Gales [prá aí uns 30] que alternam entre actores principais e secundários.

Nós, o público atónito e solícito aos estímulos que vêm de diferentes lados, vamos seguindo as coordenadas do pessoal de apoio [é que ás vezes voavam por cima de nós] ah pois tinhamos quem zelasse pela nossa segurança.

Havia uma palhaça minorca com saia mínima que tinha o tique de a levantar e fingia que não sabia dar cambalhotas no trapézio.

Uma cena soberba é quando nós assistimos a uma plateia [eles] que visiona um filme imaginário, dá saltos de alegria e com eles saltam também pipocas, trepam por cima uns dos outros arreganhados de medo e quando a música acelera para o caos [ tipo kusturica] cavalgam, voam sobre o trampolim.

Adorei a coreografia final, música, dança, sincronia nos movimentos.

Elogio, parece-me, à liberdade (dos sentidos).

Até ao 31 de Agosto, no CCB por 18 € [adultos]

25.8.08

tarikavalli dança bharata-natyam


De dedos pintados de vermelho garrido, olhar delineado e guisos nos pés, Tarikavalli, bailarina de ascendência portuguesa e nascida em França, deu corpo a 'Trimurti' * um espectáculo de dança - bharata-natyam, dança clássica hindu, que [de acordo com a oradora] é a mais antiga dos oito estilos de dança tradicional indiana e é originária do sul da Índia.

Uma boneca articulada de movimentos precisos e expressivos, acompanhada por canto, percussão e um violino. Beleza, equilibrio, consciência, devoção particularmente visiveis nos mudrás [gestos reflexologicos feitos com mãos].

Uma dança bonita, carregada de simbolismo, dificilmente inteligivel para um ocidental.

Foi ontem, na praça do Museu do CCB.

* Trimurti - é 'Bahaman' o Absoluto, divindidade suprema hindu que se manifesta em três formas divinas acessiveis ao conhecimento humano - Brahmá [criador], Vishnu [perservador] e Shiva [destruidor].

imagem: Tarikavilla in revistadadanca.com

Madonna - 'Into the Groove'

No 16 fez 50 anos! As minhas devidas homenagens [atrasadas]. Aqui fica o meu tema favorito, em 'Desperately Seeking Susan'[1985]nos primórdios da carreira, onde entra Madonna com uma grande pinta. Este foi também o 1º filme que vi com as amiguinhas, cooll!

22.8.08

bodas de figaro


No jardim do Palácio Condes Castro Guimarães, em Cascais, poderá ser vista, até 24 deste mês, 'As Bodas de Figaro' de Mozart . Uma ópera em 4 actos, com um início de encher a alma só com a orquestra. Com boas vozes, algumas portuguesas.

Custa entre 22 a 75€ e a plateia é insuficientemente aquecida, por isso vale a pena levar mantinha, e ser ainda brindada(o) com a presença dos pavões que habitam no jardim.
imagem: volksoper.at

20.8.08

evasão

ontem invadiu-me um enorme sentimento de evasão. e então evadi-me. deve ser do thoreau.

18.8.08

Cowboy Junkies - Sweet Jane

Original: Velvet Underground ['Loaded', 1970]
Banda sonora: 'Natural Born Killers'[ de Oliver Stone, 1994]

16.8.08

Balada para un loco (canción ilustrada)

Tema musical da autoria de Horacio Ferrer e Astor Piazzolla. ilustrado por Josean Morlesín Mellado e interpretado por Marina Cedro e Ricardo Urrutia.

Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma

in 'hable con ella' [Pedro Almodóvar]

12.8.08

imagens & co. [II]


....fui bisbilhotar ao allposters.com nos cartazes de cinema, gosto especialmente dos antigos, alguns são 'pura' arte, como este.

a minha praia


11.8.08

Imagens & Co.

Descobri em allposters.com um vasto espólio de imagens, desde posters de filmes e música até aos grandes pintores da história. Há tanta coisa para ver, ler e saber que seria necessário um filtro: uma espécie de personal trainer cultural...

6.8.08

Pessoa


'Dói-me a cabeça e o universo' [no metro 'Parque']

imagem: agrupamentofernandopessoa.pt

OK, Silvestre

E se em vez de alvenaria, a memória for uma construção em LEGO?

5.8.08

Hard to Explain


Enquanto escuto os The Strokes, vejo no Expresso Economia o 'perfil' de um gravatolas. MBA para aqui, consultoria para acolá, contribuir para o valor e etc. e tal. As suas paixões: "família, amigos e um Porsche 911". Será que a paixão pelo bólide alemão é retribuida?

O último item do inquérito é o 'lema'. O do personagem em causa não é  muito imaginativo, mas a minha questão é a seguinte: será que toda a gente que se preze tem um lema? Ou será coisa exclusiva dos executivos? Será que não ter lema algum vale como lema? 
Correcção ao PS: a imagem tem a ver com o facto do vocalista interpelar a sua terra (Carolina) na canção acima citada. E uma Miss é sempre uma boa representação de uma terra...

Cartas a Lucílio [II]

'Tanto aquilo que me escreves como o que oiço dizer de ti fazem-me ter boas esperanças a teu respeito: não viajas continuamente nem te deixas agitar por constantes deslocações. Um semelhante deambular é indício duma alma doente: eu, de facto, entendo que o primeiro sinal de um espírito bem formado consiste em ser capaz de parar e de coabitar consigo mesmo.'

---

'A minha máxima de hoje encontrei-a em Epicuro (é um hábito percorrer os acampamentos alheios, não como desertor, mas sim como batedor!). Diz ele: «é bem desejável conservar a alegria em plena pobreza». E com razão, pois se há alegria não pode haver pobreza: não é pobre quem tem pouco, mas sim quem deseja mais.'

Séneca [4 a.C.-65 d.C.]

casa de José Malhoa

Ainda a zona do Saldanha era uma periferia de Lisboa meio rural quando José Malhoa (pintor) encomendou a um arquitecto, que não ma lembra a sua graça, aquela que viria a ser sua casa, isto em 1908.

Essa casa nos n. 6-8 da av. 5 de outubro é hoje a casa-museu Dr. Anastácio Gonçalves. Oftalmologista com sensibilidade para as artes que doou ao Estado português a sua colecção e casa, na condição de esta ser conservada sem qualquer alteração na arquitectura original. É um belo edificio e casa, com um atelier e sala de jantar especiais (como o guia faz questão de enaltecer).

Vale a pena aproveitar a visita guiada, dar um salto à loja vintage (pequinina) e arrisca-se a comprar um camafeu e colar arte nova!

Uma exposição de fotografia de alguns edificios da época em contraponto com a mesma paisagem na actualidade, também pode ser vista.

Um lugar de charme no centro de Lisboa, ali junto à maternidade Alfredo da Costa.

imagem 'o fado' José Malhoa [1910]

29.7.08

1982

Não importa a escassa nitidez ou desmaio das cores, nem faz falta o detalhe exacto ou o contexto do dia. A memória é uma estrutura de alvenaria. Não a deixemos ruir!

a dança


'Os preconceitos não prestam para nada'
Amiga Ritinha

'A dança' Matisse [1909-1910]

28.7.08

um comboio fora do tempo

Tenho saudades do universo d 'um comboio fora do tempo' de Jorge Galveias.
Próximo pelos lugares, conversas & convívios, deste ou daquele amigo que falam, se atraiem, se separam, se zangam, que riem, choram e estão ali todos. Este comboio do nosso tempo é intenso, que corta a respiração, que apetece sair. é das nossas relações. expectativas.vivências interiores que nos prendem, mas que acabam e renovam-se.

O autor, menos conhecido, não o conheci no yoga, onde era constante a sua presença, mas na noite que me dedicou uma palavras no seu livro '...com muitos beijinhos e admiração desejo-lhe a melhor sorte na vida'

Obrigada Jorge!

24.7.08

Lura - Nha Vida

Linda... a Lura vai estar em concerto no Centro Cultural Olga Cadaval já na sexta, 25, às 22h. Por €15 ou €20.

Balkan Beat Box

21.7.08

Obrigado

Obrigado pelo convite, Xana. Sei que tu, enquanto dona deste T3, não és do tipo mandona, mas ainda assim vou tentar seguir a linha editorial. Nús, como este da conhecida Susana C., poderiam aumentar o número de acessos, tornando o blogue mais comercial, mas não iremos por aí!

Parece-me que este quadro reflete um olhar clássico, em que a envolvência e a mulher coincidem nos tons ou, por assim dizer, a natureza e nós somos a mesma coisa. Tudo depende de como empenhamos o olhar.
Este fim-de-semana passámos pela Feira do Livro de Cascais. De uma assentada vieram connosco Borges, Voltaire, Goethe e o italiano autor do Leopardo. Tudo por tão pouco: 2€.

17.7.08

The Gossip- Are U That Somebody?

Fabulosos no Optimus Aliveeeeeeeeeeeeeee

8.7.08

solomon burke - cry to me

...saído da granfonola.o video é uma m***o som, um derrame para os sentidos...enjoy it!

...

há tantas coisas na nossa curta vida que nos chateiam. coisas pequeninas, insignificantes, mesmo, ou coisas grandes, daquelas que pelo seu impacto nos deitam ao chão.mas raramente o saldo feito, é positivo.tendemos a tornar as coisas pequeninas em dramas sem fim. é quando não saímos do casulo, não olhamos lá para fora. para as coisas grandes verdadeiramente importantes para nós ou para as coisas pequeninas que são verdadeiros prazeres.hoje estou assim.conectada com o universo.é um dia igual aos outros. mas hoje, sinto mais, sorrio mais, ouço música com mais prazer, penso nas pessoas que amo com mais emoção e os meus amigos [mesmo os que não sabem que os sinto como amigos] gosto tanto deles. :)

imagem in hipark.austin.isd.tenet.edu

7.7.08

Cuscuz com amor


'O amor...faz-se no quotidiano...mas é preciso merecê-lo'

... conversas à volta de um cuscuz em 'O segredo de um cuscuz' do realizador franco-tunisino Abdel Kechiche.

'O segredo de um cuscuz' fala de um fabuloso cuscuz [de lamber os beiços] e de Slimane, magrebino de 60 anos, emigrado em França, pai de uma grande família e amante da dona do café-pensão. A enteada, Rym, [personagem surpreendente] assume um papel determinante na perseguição do seu sonho - abrir um restaurante.

É um notável elogio da união familiar, e da importância de pertencer a uma comunidade com uma identidade, valores e sonhos partilhados. [Sérgio Abranches in Timeout]

Um grande filme (em qualidade e em película [3 horas]) que arrecadou o Prémio Especial do Júri no Festival de Veneza 2007 .

....num cinema perto de si [ há já algum tempo em cartaz , mas ainda pode ser visto, por exemplo, em Lisboa nas salas do Monumental, King e Fonte Nova] ;)

25.6.08

Francis e Sofia Ford Coppola para Louis Vuitton



....uma espécie de neo-realismo [fotografia de Annie Leibovitz]

19.6.08

Brandi Carlile - The Story

viciada, 'agarrada' a esta música...

4.6.08

Balla - Fim da luta

Este video é muito fixe, simples e gosto do ar blasé de Armando Teixeira. Isto a propósito do Album 'Resumo 2000-2008' estou curiosa!

Scarlett Johansson no seu pior

a música é gira, mas a voz de scarlett... uiuii Jessus!

modinhas [ou breves da «moda»]

'Margaret Tatcher na Vogue'
A 'Dama de ferro' entra na Vogue aos 87 anos pela máquina de Mario Testino, fotografo peruano que a convenceu a pousar para a célebre revista de moda.

'quadrados e adamascados de Dolce&Gabbana'
A dupla de estilistas italiana inspira-se na Rainha Isabel II para colecção Outono-Inverno 2008-2009.

'Morre um vulto da Alta costura francesa'
O universo da moda está de luto. Yves Saint Laurent [meu ídolo de infância] morreu aos 71 anos no passado domingo.

28.5.08

O bacalhau vem da Noruega

…mais o salmão, mais o petróleo…. Esta semana saiu no 'Diário de Notícias' uma reportagem sobre a Noruega, de nos fazer inveja! Isto porque agora melhor me dei conta que os noruegueses são ricos [económica e socialmente]. Senão olhemos alguns números:

  • este ano caiu do 1º para 2º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (índice composto que reúne indicadores de bem-estar social, saúde e educação) a favor da Islândia;

  • 5º maior produtor de petróleo do mundo;

  • 3º maior exportador mundial de petróleo;

  • apenas 1% do seu petróleo é para ‘consumo da casa’, 99% é exportação, ou seja, usam energias renováveis;

  • responsável por 52% da produção mundial de salmão,

  • têm superavit em vez de deficit;

  • o Estado têm um fundo de pensões, do qual utiliza 4% em cada Orçamento;

  • 800 coroas (cento e tal €, se não estou enganada) é quanto o norueguês paga anualmente para aceder ao sistema nacional de saúde [que funciona]. Precisas de ser operado, és operado, amanhã. Não é possível fazê-la na Noruega, o Estado paga a viagem ao estrangeiro.
  • 1% do PIB (2,8 mil milhões €) é dirigido para Cooperação & Desenvolvimento

Tudo isto leva-me a pensar que tendo nós, Portugal, boas condições naturais para criar energia eólica, solar (aliás desde sempre) como é que nenhuma alma se lembrou que esta, sim, pode ser uma grande aposta, e toma medidas de longo prazo para melhores e mais ricos tempos no futuro.

Percebo que o Sr. Primeiro Ministro não queira fazer novamente derrapar o deficit depois de tanto 'trabalhinho' a fazer subir as receitas diminuindo as despesas - toca de fazer reformas 'cosméticas', toca a aumentar os impostos, e pronto, vá lá, toma lá, uma benesse de -1% de IVA. Mas a verdade é que não fez nada de extraordinário e inovador, a não ser abster-se de delapidar o património nacional (honra lhe seja feita).

Já me lembra a ex-Ministra das Finanças de outrora, que agora se lança como futura primeira ministra (Manuela Ferreira Leite). A mesma que diz que o problema actual de Portugal é social [esta é para rir, ah, ah].

E nos entretantos, será que o Sr. Primeiro Ministro vai continuar a esmurrar contra a parede, enquanto lá fora (do gabinete) os portugueses trepam as paredes?

Não produzimos, importamos. Mas espera aí, seremos todos uma cambada de preguiçosos? Há qualquer coisa que eu não estou a perceber…

'great american nude'













de Tom Wesselman [1963] no Museu Berardo

23.5.08

Kylie Minogue - 2 Hearts

i'm in love u! i'm in love u!

17.5.08

Monstra 08













O 'Monstra 08 - 7º festival de Animação de Lisboa' tá aí!


É bom quando as coisas acontecem assim, deixar-nos levar pela cidade LX...ontem fui parar ao S. Jorge e assisti a uma série de curtas, pequenos filmes de muita imaginação e humor. Destaco 'the cold rush', 'oktapodi', 'le café' (soberbo) e 'musicothérapie'.


Vale a pena!

Além do S.Jorge o vasto programa do festival passa pelo Teatro Maria Matos, Cinema King e Museu do Oriente. Neste último estão a passar filmes de autores japoneses.

Já só restam dois dias de festival...Uma pena, depois dos primeiros apetece ver muitos.

...até 18 de Maio.

Bilhete normal: €3,50

14.5.08

11.5.08

barões & basbaques

'Tal como no peixe que se pescou é a cabeça que apodrece primeiro, também nas comunidades humanas é de cima para baixo que se propaga a podridão'

Amin Maalouf, 'Leão, o africano'

25.4.08

A Virgem 'dá uma sova' ao menino jesus

...e Max Ernst, André Breton e Paul Éluard observam (trio surrealista).

Escandalosa obra de Max Ernst (1926) que lhe valeu a excomunhão pelo Arcebispo de Colónia perante uma multidão de fieis, entre os quais se encontrava o pai do pintor. O clero da cidade chega a proibir a exposição onde foi exibida pela segunda vez, dois anos mais tarde.

ze_afonso


luandando

De barriga cheia de consumo, salto poças de lama, mulheres varrem as estradas e engolem a poeira do trânsito caótico de Luanda… 10 minutos de percurso de carro até à praia na verdade são pelo menos meia-hora, até lá bafo muito quente cola-se a cada poro.

Todo o mundo está na rua, fétida, em seus pequenos afazeres e torturado pelo calor infernal.

Quando é que esta terra desenvolve...nunca vi tanto jipe por metro quadrado e também nunca vi tanta pobreza.

Perto da vila alice há uma loja gourmet, coisa de luxo em terra desengonçada e enguiçada pelas batidas.


fotografia: petrinus.com.sapo.pt

8.4.08

free tibet

Está na altura da Europa e seus responsáveis mostrarem que eleger 2008 ano europeu do diálogo intercultural não é só porque sim, é porque a causa tem muita força.

Fotografia: infobrasil.org

6.4.08

tindersticks - travelling light [1995]

There are places I don't remember
There are times and days, they mean nothing to me
I've been looking through some of them old pictures
They don't serve to jog my memory
I'm not waking in the morning, staring at the walls these days
I'm not getting out the boxes, spread all over the floor
I've been looking through some of them old pictures
Those faces they mean nothing to me no more
Chorus:
I travel light
You travel light
Everything I've done
You say you can justify, mmm you travel light
I can't pick them out, I can't put them in this saddle bag
Some things you have to lose along the way
Times are hard, I'll only pick them out, wish I was going back
Times are good, you'll be glad you ran away
Chorus
Do you remember, how much you loved me?
You say you have no room in that thick old head
Well it comes with the hurt and the guilt, and the memories
If I had to take them with me I would never get from my bed
There's a crack in the roof where the rain pours through
That's the place you always decide to sit
Yeah I know I'm there for hours, the water running down my /your face
Do you really think you keep it all that well hid?
No but I travel light
You don't travel light
Everything I've done
It's just a lie, you don't travel light
I'm travelling light
No you don't travel light
I travel light
No, no, you don't travel light
I'm travelling light
You don't travel light

The Unbearable Lightness of Being - Trailer

'The Unbearable Lightness of Being'- filme faz 20 anos, baseado na obra homónima de Milan Kundera.

3.4.08

Gosto desta


'Quando o medo silencia uma nação, alguém deve dizer a verdade'

imagem: cartaz russo

2.4.08

Eles comem tudo e não deixam nada

Hoje ía chocando com o sr. Menezes, algures nas estreitas ruas da Lapa (se não era o sr. Menezes podia bem ser).

Eh, era capaz de ser engraçado, seria óptima circunstância para lhe dirigir algumas ideias:
' Sr. Menezes, o sr. já que tem essa oportunidade, ao menos podia fazer uma oposição de jeito, uma coisa que se visse, assim, sei lá, contrariar o governo com algo que justifique. Qualquer coisa de verdadeiramente relevante. Assim por exemplo, elegia uma causa, 'Luta contra a precaridade no trabalho na geração dos meus filhos, ou um bocadinho mais velhos' depois estudava bem o assunto, fazia pesquisa aturada, podia ser na net [mas cuidado com as fontes, só a Wikipédia não vale] tentava perceber bem lá no fundo o que é que esta tem a ver com o seu ego [para conseguir convencer]. E pronto!'
'...depois até ía perceber que aquela geração, a sua [o sr, talvez não, não sei onde estava no 25 de Abril] que andou a lutar por liberdades e direitos sociais, é uma geração egoísta, digo eu. É egoísta até com os próprios filhos [falando em gerações], porque já com oportunidade de mudar coisas que sentiram na pele [com variantes mas a essência está lá] não o fazem. Ele é bolsas de tudo e mais alguma coisa, ele é recibos verdes, ele é contratos de avença, ele é concursos 'de mentirinha', ele é cunhas, ele é deixa andar [desde que não toque a mim e aos meus, tudo corre pelo melhor possivel] ele é reformas que não acabam com os vícios da administração pública e sob esta capa não se contrata. Do tipo: 'Eu gosto do teu trabalho, mas não posso fazer nada...é o sistema...'
'Depois até podia chegar à conclusão que isto não é bom para a economia [a avaliar pelos dados demográficos]. Agarrar esta causa talvez pudesse ser um passo para aliviar a crise do 'Estado Providente' e um verdadeiro incentivo à natalidade ... concerteza com outros efeitos na sociedade portuguesa. E quem sabe se o sr não subia mais alto?!'
'Bem tenho que ir, foi um prazer chocar consigo, Sr. Menezes, até um dia destes!'

fotografia: Orlando Almeida


28.3.08

Coliseu_270308_Portishead

Não amo Portishead. Percebi isto depois do concerto, que foi magnífico.

Sobretudo o primeiro albúm 'dummy' tem temas lindos que entram cá dentro e soube bem ouvir.
Mas não me encheu as medidas, apesar do delírio do momento.


Os temas do 'Third' não estranhei, a voz de Beth estava lá, arrebatadora.

Estava a ver que a Beth não dizia uma palavra! Mas disse e até deu beijos e abraços, distribuiu autografos às primeiras filas. E num salto voluntarioso regressa ao palco 'puxando as calças'.

Só faltou esta, 'All mine' (do segundo), one of my favourites: http://br.youtube.com/watch?v=R84_BnMpx2E

26.3.08

art nouveau

Aveiro aderiu à «Réseau Art Nouveau Network», a ideia é captar fundos europeus, investir e promover o patrimómio cultural local associado a esta corrente artística.


Desde 2004, Aveiro tem promovido intervenções no sentido de preservar os diversos elementos de arte nova espalhados pela cidade. Enquadrado nesta iniciativa o Museu de Arte Nova vai ser instalado na Casa Mejor Pessoa (reabilitada em 2007), ainda sem data de abertura.

Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Viena são algumas das 19 cidades que fazem parte desta rede internacional.

alexandra a./ diário de noticias e diário digital
imagem em filebuzz.com

24.3.08

'holi'


Ou festa das cores coincide com a chegada da primavera e comemora-se na Índia.